terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inventado*

Namoravam à 3 anos, no fundo eram felizes (...)



 Seis da manhã e o alarme toca. Vesti-me, aprontei-me e fui para a escola. 
Estava mesmo quase a chegar, quando olho para o bolso e reparo que me tinha esquecido do cartão em casa e que sem ele não podia entrar. Então decidi voltar atrás para o ir buscar.
Cheia de pressa, não parei no semáforo, nem reparei que vinham carros. Infelizmente, não me consegui desviar a tempo. O homem do carro ligou de imediato para a ambulância. Cheguei ao hospital, entrei nas urgências e no dia seguinte disseram-me que não havia volta a dar, estava paraplegica dos membros inferiores. Chorei como se não houvesse amanhã, pois tinha a minha vida sobre rodas, completamente estragada.

Fui para casa com os meus pais, completamente de rastos. Descansei e no dia seguinte peguei no telemóvel. Liguei-o e fui logo para a pasta das mensagens «a receber». Tinha 15 mensagens por ler, das quais 9 eram do André, o meu namorado. 
Li tudo e de seguida mandei-lhe uma que dizia:  «Amor, eu sei que não te respondi nem ontem, nem na quinta, mas não tive culpa absolutamente nenhuma. Tive um acidente.». A conversa continuou, cheia de preocupações da parte dele. 
Passada uma semana, pude finalmente ir à escola. Não queria, pois sabia que iria ser o centro das atenções e quem sabe, o motivo da risada diária de muita gente. 
Cheguei à escola e fui ter com o André.

André: Francisca, o que é que te aconteceu ? Porque é que estás de cadeira de rodas ?
Francisca: Na quinta-feira de manhã, quando estava a chegar à escola, reparei que me tinha esquecido do cartão, então decidi ir buscá-lo. No caminho, não parei no vermelho e fui atropelada. 
André: Mas sentes-te bem ? 
Francisca: Sim. Mas há uma coisa que me preocupa no meio disto tudo, nós ...
André: Nós ? não importa como estejas, vou amar-te sempre.
(Os meus olhos encheram-se de lágrimas e o sorriso apareceu)
(...)

 *1 mês depois* 

À medida que os dias passavam, sentia o André cada vez mais distante, sem saber qual o motivo. Todas as semanas íamos comer um gelado e até isso ele andava a adiar. E quando, na escola, nos encontrávamos para estarmos juntos e falávamos de nós, muitas vezes desviava a conversa e o olhar e rejeitava beijos. 
Decidi falar com ele e perguntar-lhe o motivo de tal estupidez.

F: André, tenho notado que ultimamente tens andado estranho.
A: É só tua impressão. 
F: Não André, não é. Chegas-me a evitar, quando antes querias estar comigo a todos minutos livres.
A: pois era, mas isto ultimamente não tem resultado.
F: O quê ? Sou eu ? explica-te. Onde errei ?
A: Acho que tu sabes o porquê.
F: não, não sei.
A: é melhor acabar por aqui..
F: mas espera, o que se passa ? 

(ele virou costas e foi embora)

Mandei-lhe dezenas de mensagens, mas não obtive qualquer resposta. Mas continuei a insistir, até que:

"So far away (So far away)
Been far away for far too long
So far away (So far away)
Been far away for far too long"
 

O meu telemóvel toca, era o André. Atendi:

A: O que queres ? ainda não percebes-te que acabou ?
F: só preciso que me expliques qual o motivo para este fim depois de 3 anos.
A: achas mesmo que vou andar com uma garota de cadeira de rodas ? Já nem posso ter as minhas diversões. Ainda pra mais, um rapaz como eu, com uma rapariga nessas condições, por favor !
F: só andavas comigo porque te dava o que querias ?
A: era assim tão dificil chegar lá ?
F: estás a tentar dizer que estes 3 anos foram pura e simplemente em vão ? que não significaram nada ?
A: Sim. agora que sabes a verdade, a-d-e-u-s.
F: não, espera !
A: o que foi pá ?
F: és tão falso. gozas-te comigo este tempo todo e só andavas comigo porque te agradava. e esse amor, que dizias tanto sentir ? desapareceu assim ?
A: não.
F: então ? 
A: queres mesmo saber ? nunca existiu.
F: então porque isto ? amava-te como ninguém.
A: mas isso vai ter de acabar.
F: não acredito André, como foste capaz ?
A: capaz disto e muito mais. já que te estou a contar as coisas, aproveito para te dizer que sempre te menti, e que enquanto estava contigo, também havia outra.
F: és tão falso. Neste momento, passas-te de pessoa que mais amava, para a pessoa que mais detesto neste mundo !
A: ainda bem. já me podes deixar em paz ?
F: és um falso. não sei como é que nunca vi esse teu lado, em 3 anos. sim, vou-te deixar em paz. Posso-te dar um conselho ? deixa-te desse teu egocentrismo, dessa tua maneira de pensar que és o melhor ou que o mundo gira em torno de ti, que tens tudo o que queres ou te apetece, porque de facto, não vales mesmo nada. E da próxima vez que disseres a palavra amo-te, ao qual desconheces o significado, pensa primeiro duas vezes, antes de a dizeres. tem uma boa noite.
A: pois, eu sei o quanto custa ver-me partir, mas vá, bye.
F: não. prefiro ver-te partir, que te ter dentro do meu coração a despedaça-lo, de segundo a segundo. Vai custar, mas acredita, estarei bem melhor sem ti. Só mais uma coisa, tem cuidado com quem te metes desta vez, não mereces qualquer respeito. Primeiro de tudo, respeita e não gozes com os sentimentos que as pessoas têm por ti. Vê se cresces. Até nunca. 


 Eu sabia que a partir daquele acidente tudo se iria tornar mais difícil, desde a pratica de desporto, aos meus envolvimentos e relações. Tinha a perfeita noção que só os meus verdadeiros amigos iriam perceber e que para os outros, não passava da «menina da cadeira de rodas que nem consegue andar». Mas não é por uma simples cadeira de rodas, ou pelas bocas que ouvia, que ia deixar de lutar pelo meu sonho. Sendo com, ou sem ela, vou ser feliz, muito feliz.
-----------------------
Sim, tenho a perfeita noção que nem todos os rapazes são assim, mas também sei bem que existem, infelizmente. Por isso, se és um rapaz e estás a ler isto, não o faças, mesmo que o caso não seja o mesmo. Primeiro de tudo, antes de pensares em acabar, por muitos problemas que tenhas com a tua namorada, lembra-te das vossas melhores memórias, momentos e vitórias que ambos conseguiram em conjunto. Recorda tudo o que passaram juntos e ouve a vossa música, vai fazer-te relembrar e concluir que de facto, és muito feliz com ela. E se tiveres uma outra miúda atrás de ti, se calhar melhor que a tua própria namorada fisicamente, não dês importância, porque ela não te ama mais que a tua girl, podes ter a certeza ! Lembra-te, que apesar de ela não ser o que realmente sempre desejas-te ter, ninguém te fará mais feliz que ela, nem ninguém consegue atingir as perfeições dela, porque ela encontrou em ti, algo derradeiramente único, que não vai nunca esquecer. Mesmo que tentes esquece-la, vai sempre haver aquela saudade, aquela falta do carinho que só ela conseguia dar. E por mais que queiras esquecer tudo, não vais conseguir, pois as recordações não vão ser apagadas, mesmo que se escondam por momentos. Acredita, saber que tens aquela pessoa que amas nos braços, é ter tudo, é ser feliz. Por isso não desperdices, aproveita ao máximo o que a vida te fornece. Acima de tudo, vive a vida, com todos os detalhes e desleixes, faz parte.




 * Cristiana, muitos parabéns !